Exposição virtual de julho da Pró-Memória celebra São Caetano e seus bairros

Exposição virtual de julho da Pró-Memória celebra São Caetano e seus bairros

18 de julho de 2018 0 Por Redação Tempo Livre

O morador da cidade já sabe: no dia 28 de julho, São Caetano do Sul faz aniversário. Serão 141 anos desde que 28 famílias de imigrantes italianos originários da província de Treviso, no Vêneto chegaram aqui. Os grupos familiares estabeleceram-se, inicialmente, no atual Bairro da Fundação, nos arredores da Igreja São Caetano, na época, ainda uma capela. Para celebrar a data, a Fundação Pró-Memória promove a exposição virtual São Caetano e seus Bairros disponível no site: www.fpm.org.br

Com o passar do tempo, a chegada de novos imigrantes, o aumento do número de integrantes das famílias aqui já instaladas, e o surgimento de estabelecimentos comerciais e indústrias, a área habitada se expandiu gradativamente. Os loteamentos surgiram em partes isoladas, formando pequenas vilas e, aos poucos, integraram-se em uma única mancha urbana.

A mostra conta com fotos provenientes do acervo do Centro de Documentação Histórica da instituição, e reúne material abrangendo os 15 bairros da cidade. A divisão de São Caetano nessas áreas foi feita em 1968 por meio do decreto nº 3.064.