/Uneal inaugura a EdUneal Livraria Café

Uneal inaugura a EdUneal Livraria Café

Na tarde desta terça (9), a partir das 17h, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) inaugura a EdUneal Livraria e Café Professora Maria Madalena Barros de Menezes. Durante a programação de inauguração será realizado o lançamento do site oficial da editora, uma exposição do artista arapiraquense Valter Emanuel e recitação de cordel pelo poeta Daniel Alves.

A EdUneal foi inaugurada 2013 mas desde então funcionava em um imóvel alugado, sem muita visibilidade, o que dificultava a comercialização das obras e o acesso ao público. Ao assumir a reitoria em abril deste ano, o reitor Clébio Correia de Araújo, priorizou o projeto de implantar dentro do prédio da Reitoria, a sede da EdUneal.

Para o reitor a inauguração desse espaço é um marco imprescindível para o fortalecimento da instituição como universidade. Além disso, a EdUneal está vinculada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e recebe obras de diversas editoras do Brasil, o que democratiza o acesso a obra de autores de outros estados. E o mais importante: a publicação das obras produzidas pelos professores e autores alagoanos consolida e dá visibilidade ao processo de produção intelectual do interior do Estado. “Não adianta a gente investir em pesquisa, em atividades de extensão e ensino se a gente não tiver um instrumento eficientes de divulgação desta produção”.

Assim, professores, estudantes, técnicos da universidade, e o público externo, ao passarem pelo hall de entrada do prédio da Reitoria, podem tomar um delicioso café e desfrutar das inúmeras obras expostas nas estantes da livraria.

A diretora da EdUneal, Sanádia Gama, afirma que esse é um momento muito especial. A frente da editora desde 2016, a professora teve a tarefa de dar visibilidade à editora, participando de seminários e ocupando espaços públicos para divulgar as obras publicadas. Agora, vendo o sonho da sede própria sendo realizado traz no coração um sentimento de felicidade e dever cumprido.

“O reitor Clébio Correia priorizou esse projeto e em menos de três meses conseguimos concluí-lo. É um legado cultural, um espaço de convivência, de exposição de artes que pode ser usufruído por toda a comunidade do interior de Alagoas.

O projeto arquitetônico da EdUneal Livraria e Café foi projetado pelo arquiteto Rafael Gomes Brandão. Com referências que vão desde as estéticas tradicionais dos grandes centros britânicos às tendências industrializadas como o estilo loft. “Priorizamos um ambiente aconchegante e receptivo que as pessoas se sintam acolhidas e fiquem o maior tempo possível apreciando as obras literárias e as exposições das artes plasticas que também faz parte do projeto da livraria”, finalizou o arquiteto.

Assessoria