/Samu Alagoas renova 100% da frota e conta com ambulâncias reservas

Samu Alagoas renova 100% da frota e conta com ambulâncias reservas

Composta por 56 ambulâncias, a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas foi 100% renovada e conta, também, com ambulâncias reservas. Das novas viaturas, 40 foram adquiridas pelo Governo do Estado, com recursos próprios, no valor de R$ 7.799.076, e outras 20 foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Cada viatura custou R$ 194.976,90 e são equipadas com prancha, maca, cilindros de oxigênio, talas para imobilização, conjunto de colares cervicais, suporte de soro, um desfibrilador externo automático, entre outros itens. Nas Unidades de Suporte Avançado (USAs), são levados equipamentos diferentes das Unidades de Suporte Básico (USB), como, por exemplo, monitores cardioversores, maleta para a intubação do paciente e maleta com medicamentos.

As Unidades de Suporte Básico (USBs) e Suporte Avançado (USAs) estão espalhadas por todo o Estado, com duas Centrais de Regulação Médica, sendo uma em Maceió e outra em Arapiraca. O Samu possui 35 Bases Descentralizadas a cada 30 km, o que garante 100% de cobertura para a população.

O Samu Maceió é responsável por 16 Bases, localizadas nas cidades de União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina, São Miguel dos Milagres e Atalaia.

Já o Samu Arapiraca, coordena as Bases Descentralizadas de 19 municípios, localizados no Sertão, Agreste e Zona da Mata. Além de Penedo, também integram o grupo, os municípios de Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.

Agência Alagoas