/Quadrilha Estilizada de Cacimbinhas, Junina Fique Xique dá show de animação em Arapiraca

Quadrilha Estilizada de Cacimbinhas, Junina Fique Xique dá show de animação em Arapiraca

Arapiraca recebeu de braços abertos, na noite desta quinta-feira (20), Feriado de Corpus Christi, no Arapiraca Garden Shopping, a Quadrilha Estilizada Junina Fique Xique, de Cacimbinhas, com muita alegria e cores. O público aplaudiu de pé a apresentação com o Casamento Matuto. 

O público que superlotou as dependências da Praça de Alimentação teve a oportunidade de acompanhar o moderno e o tradicional, que estão juntos quando o assunto é festejos juninos.

Um grande exemplo disso é evolução das  Quadrilhas Estilizadas, que mostram a popular dança junina com passos mais coreografados, roupas com bastante brilho e até mesmo cenários.

“Linda apresentação e uma coreografia impecável. Não fica nada a desejar com as Quadrilhas Estilizadas de Caruaru e Campina Grande, consideradas as melhores do Brasil”, disse a dona de casa, Maria. A. Batista, que acompanhava os três filhos pequenos.

De acordo com historiadores, de origem européia, as quadrilhas foram introduzidas no Brasil ainda no período colonial.

No início, estavam associadas às formações militares existentes à época.

Tinham passos mais lentos e uniformes. A música não era o forró. No nordeste, a dança ganhou traços regionais e marcação de triângulo, zabumba e sanfona.

Com a necessidade de cativar os jovens para a perpetuação da essência dessa tradição, muitas das quadrilhas existentes ganharam nova roupagem. As mais tradicionais permanecem e têm público cativo, mas ao longo dos anos as do tipo estilizadas vêm conquistando seu lugar nos arraiais do Brasil.

Redação