/Levantamento da Sesau aponta um aumento de 137% dos casos de Dengue este ano

Levantamento da Sesau aponta um aumento de 137% dos casos de Dengue este ano

A Secretaria informou que houve crescimento de pacientes com zika e chikungunya 34% e 70%, respectivamente

Um levantamento feito pela Sesau ( Secretaria de Estado da Saúde), em Alagoas, de janeiro a maio deste ano, foram confirmados mais de 2 mil casos de dengue. Já no ano passado, no mesmo período, foram registrados 944 casos da doença, um aumento de 137% em comparação ao ano de 2018. Além desses casos, período, também houve acréscimo de notificações em relação à zika e à chikungunya, 34% e 70% respectivamente.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou que de janeiro a maio deste ano, foram 51 casos de zika; no ano passado foram 38 casos confirmados. Quando o assunto é chikungunya, foram 57 em 2018 e 97 só nos cinco primeiros meses de 2019.

O Ministério da Saúde comunicou que mobilização nacional deve continuar reforçada pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, que pode gerar enfermidades como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti.

A forma mais eficaz de evitar o aumento dos casos de dengue é investir no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite as doenças, Dengue, zika e chikungunya.

A Sesau tem prestado assistência técnica aos 102 municípios alagoanos, reforçando o combate ao mosquito transmissor das doenças, a Secretaria tem apoiado agentes de endemias para que executem as ações de campo de forma eficaz, para a redução de casos da doença em todo estado. 

diarioarapiraca