/Gilvania Barros concede voto de aplauso aos garis e margaridas pelo seu dia comemorado dia 16 de maio

Gilvania Barros concede voto de aplauso aos garis e margaridas pelo seu dia comemorado dia 16 de maio

Durante a sessão desta quinta-feira (16), DA Câmara Municipal de Arapiraca, a vereadora Gilvania Barros (MDB), apresentou Voto de Aplauso que foi aprovado por unanimidade, pela passagem alusiva ao Dia do Gari e das Margaridas, comemorado ontem.

Em sua justificativa, a parlamentar falou da importância desses profissionais na vida pública do município, afirmando que a limpeza pública, também é uma questão de saúde pública e esses profissionais, muito contribuem para isso.

Gilvania Barros lembrou que a palavra gari, deve-se ao sobrenome do francês Aleixo Gary, o primeiro a executar no Brasil o serviço sistemático de limpeza urbana, iniciado oficialmente em 1880, no Rio de Janeiro, por determinação do imperador D. Pedro II. O serviço passou também pela coordenação de Luciano Francisco Gary, primo de Aleixo, e o nome ”gari” passou a ser utilizado em diversas cidades brasileiras.

Na época, o serviço incluía remoção de lixo das casas e praias e posterior transporte, que no começo era feito por tração animal. 

Comemorado em 16 de maio, o Dia do Gari foi instituído em território nacional pela Lei nº 212, de 31 de outubro de 1962. (D.R.)

Redação