/Escolas estaduais participam de Encontro de Bandas Fanfarras

Escolas estaduais participam de Encontro de Bandas Fanfarras

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou edital com as novas datas do II Encontro Inter-regional das Bandas Fanfarras da Rede Estadual de Ensino. O evento, que ocorre em agosto, vai selecionar as bandas que acompanharão os pelotões do desfile cívico em comemoração aos 201 anos de emancipação de Alagoas e que tem como tema “Autores e Obras da Literatura Alagoana”.

Segundo o edital, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) do último dia 28, o II Encontro Inter-regional das Bandas Fanfarras será realizado no período de 7 a 10 de agosto em quatro polos – Sertão, Agreste, Zona da Mata e Maceió – e cada banda terá como missão revisitar os clássicos da música brasileira em suas apresentações.

Dileusa Costa, supervisora de Integração Escola Comunidade da Seduc, diz que, por meio da reunião das bandas fanfarras, as escolas terão a chance de apresentar seu trabalho. “Mesmo que apenas uma banda seja selecionada por Gerência Regional, o evento proporciona um espetáculo de harmonia, musicalidade, coreografias e maestria. Por meio deste encontro, a Seduc incentiva a criação de fanfarras com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico e autodisciplina necessários à formação integral do cidadão. Trata-se de um evento imperdível e que valoriza a cultura das bandas na escola”, conclui.

Literatura em foco – Além do Encontro das Bandas Fanfarras, as escolas estaduais também se mobilizaram para o Concurso de Produções Literárias, que visa fomentar a leitura e produção literária entre os estudantes, familiarizando-os com autores e obras alagoanas. O concurso foi dividido em quatro etapas: produção de texto por estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e EJA; seleção da melhor produção na escola; seleção da melhor produção por Gerência Regional de Educação (Gere) e divulgação das ganhadoras. Todas as Geres contarão com um Pelotão no Desfile Cívico, com 50 alunos cada.

“Por meio deste concurso, a Seduc busca incentivar o trabalho dos professores de língua portuguesa e literatura junto aos seus alunos. Ele serve também para criar oportunidades da divulgação dos textos dos estudantes”,disse.

Agência Alagoas