“Papisa: Tempo Espaço Ritual” aposta na experiência com os sentidos em espetáculo único

Papisa, ou Rita Oliva, passa por constante transformação desde o lançamento de seu projeto solo em 2016, um EP homônimo, trilhando um caminho que é seu. Inspirada no arquétipo feminino da Sacerdotisa – emprestado do arcano II do Tarô e que também remete às mulheres que conduziam as celebrações das tradições antigas, o trabalho da artista tem sido vivenciado em diversos formatos. O próximo deles, criado especialmente para o teatro Centro da Terra, em São Paulo, celebra a conexão de Papisa com outras mulheres artistas e tem o ritmo ditado por elementos ritualísticos que aguçam os sentidos. O espetáculo acontece no dia 30/10, segunda-feira, às 20h.

“Papisa: Tempo Espaço Ritual” é um aprofundamento do que Papisa vem experimentando em suas apresentações, trazendo uma linguagem ritual com elementos simbólicos, sejam eles aromas específicos, aspectos da cenografia ou a própria forma como as músicas aparecem e se organizam ao longo do show. O espaço singular do Centro da Terra, teatro situado 12 metros abaixo da superfície terrestre, permite uma imersão na experiência, criada por meio da música e dos detalhes cenográficos de cada ambiente. A escada espiral que leva ao andar do show também tem um papel significativo e simbólico na apresentação, trazendo nuances ao longo do caminho trilhado até o andar do show. “Trabalhar em um lugar específico e único permite que a gente brinque com os ambientes e dá mais recurso para trazer a sensação que queremos passar para o público. Além disso, a dinâmica da apresentação propõe uma forma mais circular do que linear de perceber o tempo”, lembra Papisa. O pano de fundo para o ritual é a chegada do verão, despertando o olhar para os ciclos naturais da terra e como nos relacionamos com eles.

Para a execução do show, Papisa convidou quatro artistas mulheres que tocam e cantam. São elas: Laura Wrona (voz, percussão e efeitos), Luna França (teclado e voz), Silvia Tape (baixo e voz) e Larissa Conforto (bateria e voz). Um espetáculo orgânico e repleto de vozes que se multiplicam. “É a formação mais completa de show que já fiz, além de ser composta por artistas que admiro muito”, revela. Além das três faixas que compõe o EP de Papisa, a artista mostrará em seu repertório outras composições próprias que trazem suas percepções de mundo e se relacionam com o universo da espiritualidade, do mistério e do feminino. Papisa completa: “É um show que possui um cuidado com cenografia, luz, figurino, ou seja, vamos além da música em si, trazendo artistas de diferentes áreas criando em conjunto. Esse processo permite uma exploração maior dos universos que me inspiram e estimulam, e leva a criação para um lugar novo, cheio de possibilidades.”

Banda:
Larissa Conforto (bateria, voz)
Laura Wrona (percussão, efeitos, voz)
Luna França (teclas, voz)
Rita Oliva (guitarra, voz)
Silvia Tape (baixo, guitarra, voz)

SERVIÇO
Papisa – tempo, espaço e ritual
Data: 30/11, segunda-feira
Horário: 20h
Local: Centro da Terra (Rua Piracuama, 19 – Sumaré, São Paulo)
Ingressos: Ingresso consciente R$15 a R$50
Vendas online – https://www.sympla.com.br/centrodaterra
Bilheteria – Ingresso Consciente
Classificação: livre

Ficha Técnica:

Cenografia: Juliana Godoy
Iluminação: Sibila Gomes e Guilherme Furtado
Fiigurino: Carol Fogaça
Técnica de som: Bia Wolf
Fotografia e filmagem: Paulinha Gonçalves
Roadie: Elis Menezes
Assessoria de Imprensa e produção: Flora Miguel
Produção local: Bells Delfiol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *