Jovens de Berlim visitam escolas municipais de Diadema

Nesta segunda-feira, dia 25, nove jovens do projeto Street College da Gangway, de Berlim (Alemanha), visitaram Diadema para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima em escolas municipais. Alunos e jovens puderam trocar experiências sobre a cultura e a educação dos dois países e interagir em atividades socioculturais.

O encontro teve início na B.A.S.E. Matéria Rima, na Vila Conceição, onde estudantes da EMEB Anita Catarina Malfatti ensaiavam uma música no estúdio do Instituto e crianças atendidas participavam de oficina de hip hop. “O grupo existe há mais de 15 anos, mas em 2013, tivemos o maior avanço na carreira. Fizemos a junção entre o que a escola ensina e a linguagem do hip hop com o projeto Cidade na Escola. A música deixou de ser só entretenimento para tornar-se uma ferramenta pedagógica”, explicou Joul, coordenador do grupo.

As atividades do Matéria Rima são realizadas em 16 unidades de Ensino Fundamental, que participam do Programa Cidade na Escola. Nele, os alunos participam de atividades culturais, esportivas, de meio ambiente e letramento no horário do contraturno escolar. Para Joul, sucesso é a palavra que resume o resultado positivo do programa. “Sucesso é ter um aluno a menos fora da escola. É saber que a galera quer frequentar a escola”, afirmou. No final da manhã, os jovens visitantes foram até a EMEB Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, no Jardim Promissão, para assistir a uma apresentação dos alunos.

Mirtha Montevideo, uma das fundadoras do projeto Street College, ficou encantada com a exibição dos estudantes. “Aqui, por intermédio da arte, os alunos tornam-se mais cidadãos. Estou fascinada com o trabalho de vocês. Não temos nada parecido. Vou levar essa experiência para nosso país”, elogiou.

Projeto Street College da Gangway – Formado por nove voluntários, leva educação para além dos muros da escola, com o diferencial de que os jovens são livres para escolher o que querem aprender relacionado à cultura. O programa surgiu em Berlim, em 1990, após a derrubada do Muro de Berlim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *